terça-feira, 19 de junho de 2012

" o auto elogio é o desespero de uma pessoa incapaz"... nem que seja por pura questão de personalidade *

O auto-elogio...

O elogio deixa as pessoa decentes contrafeitas, enquanto o auto-elogio deixa todas as pessoas sérias boquiabertas. O elogio não desagrada, mas provoca no elogiado o senso crítico. Embora se sinta gratificado, ele sabe que poderia fazer melhor - e sente o peso dessa responsabilidade.
O auto-elogio é o substituto do elogio que não aconteceu. É a mentira computada sem pejo. É a agressão à capacidade crítica dos que a tudo assistem e que conhecem a realidade. É o atestado de ignorância, pois equivale a dizer: "Como VExa. não sabe avaliar, avalio por si. E a verdade é esta, sou bom e faço o melhor!". É menosprezo pela inteligência alheia.
Imagino poder estar correto, pois o auto-elogio dificilmente é proferido em diálogo com quem conhece bem o descarado. O auto-elogio é proferido perante quem é “de fora”, de longe ou recém-chegado. É a tentativa de impor uma imagem distorcida, antes que o outro compreenda e constate por si mesmo a realidade efectiva.
O auto-elogio é desespero de uma pessoa incapaz...
Ou será que me engano?

Publicado por Morpheu (in Google)

* e... por muitos problemas mal resolvidos . É a vida.

8 comentários:

gina henrique disse...

O texto é tão maravilhoso quão real e infelizmente tão actual.
Cada vez mais nos deparamos com gente que se enquadra perfeitamente no "auto elogio" e nos vulgarmene chamados "em bicos de pés "; e o pior de tudo é que este tipo de gente chega a lugares de chefia e são apontados como gente boa!!!

anamar disse...

Gina,
bem aparecida...
O pior é que há gente que sempre esteve fora do mercado de trabalho, nem sequer lugares "cimeiros" ocuparam, só se foi em cima de um monte,:)) para momentos de deleite, e, se arrogam à petulancia, descriminação suez e insulto e auto elogio através de "alteregos" falsos.
Os ditos complexos de inferioridade na sua maior e superior bestialidade.
E são democratas... de bandeira em punho... em todas as frentes para a paz...
MAKE LOVE NOT WAR... show off.
Há-os com mangas de alpaca e os
outros que ne,m braços têm para mangas.
Saudações puras e duras. :))

Manuela Freitas disse...

Ana gostei bastante deste texto, de fato hoje em dia o auto-elogio é preponderante! Principalmente as pessoas que sem o mesmo, não conseguem pelo que são, ter a valorização que almejam e assim gostam de chamar a atenção! O espectáculo é de absurda estupidez e assim andamos a viver num mundo medíocre, o dos convencidos, onde os valores da ética foram ficando para trás, por algo que se tornou superior a tudo: a VAIDADE!
Beijos!

Vitor disse...

Adorei! Tão verdade, que até magoa!

Unknown disse...

Concordo em tudo que você falou ,
Tenho uma amiga que você se auto elogiando ,e isso me deixa aborrecida porque sei que não é nada do que ela diz.
Pra ela ela é perfeita Só ela que sabe das coisas.

Unknown disse...

Otimo texto. Tenho uma amiga...que vive se elogiando..tudo dela é melhor...só o q ela faz fica melhor...mas quer ser reconhecida o tempo todo..vive precisando de atençao.. Sufoca as pessoas q ela considera.. Quer ser o centro das atençoes...todosvprecisam estar disponiveis.. No tempo e hora..
Acho que sao agressoes veladas pra pessoas proximas, ñ chamo esses comportamentos de relaçoes...

Unknown disse...

Não sou chegada a ganhar elogios, que dirá auto elogiar-me. Concordo muito com o texto. Quem elogia-se só consegue o ranço dos outros. Triste!

Majo Dutra disse...

~~~
Está tudo dito no excelente texto...

Porém, cromos capazes dessa mediocridade abundam.

Parabéns pelo 'post'. Beijinho
~~~~~