terça-feira, 15 de março de 2011
(1) 1961- 2-3-4-5-6-7-8-9.0-71- 9- 2011... éramos demasiado jovens para tudo compreender, mas que marcou, marcou...
Nunca vistas os teus olhos
Das manhãs que vais tecendo
Nem soltes os teus cabelos
Onde o amor faz suas tranças.
Com teu cesto de ternura
Nunca vás amor à praça
Onde até o amor se compra
Onde até o amor se vende.
INSTRUMENTAL
E se eu partir para a guerra
Não perguntes quando volto
Nem com lágrimas desenhes
Minha ausência no teu rosto.
E sobretudo não fales
Meu amor da paz na praça
Onde até se compra a guerra
Onde a própria paz se vende.
INSTRUMENTAL
Nem perguntes pelo nome
Que no peito escrito trazes
Porque há nomes que se compram
Os nomes também se vendem.
Nessa praça onde tu passas
Tão sem preço como preço
Que o vento teria a morte
Se o vento tivesso preço.
INSTRUMENTAL
E se eu partir para a guerra
Não perguntes quando volto
Nem com lágrimas desenhes
Minha ausência no teu rosto.
Das manhãs que vais tecendo
Nem soltes os teus cabelos
Onde o amor faz suas tranças.
Com teu cesto de ternura
Nunca vás amor à praça
Onde até o amor se compra
Onde até o amor se vende.
INSTRUMENTAL
E se eu partir para a guerra
Não perguntes quando volto
Nem com lágrimas desenhes
Minha ausência no teu rosto.
E sobretudo não fales
Meu amor da paz na praça
Onde até se compra a guerra
Onde a própria paz se vende.
INSTRUMENTAL
Nem perguntes pelo nome
Que no peito escrito trazes
Porque há nomes que se compram
Os nomes também se vendem.
Nessa praça onde tu passas
Tão sem preço como preço
Que o vento teria a morte
Se o vento tivesso preço.
INSTRUMENTAL
E se eu partir para a guerra
Não perguntes quando volto
Nem com lágrimas desenhes
Minha ausência no teu rosto.
Poema de Mnuel Alegre ( quantas vezes me foi lido? sem conta...)
segunda-feira, 14 de março de 2011
sábado, 12 de março de 2011
Estórias de amor no mundo da arte
Também Suze Rotolo partiu... Poderia ficar na estória só pelo seu valor mas é mais "rasteirinho" associar o seu CV ao grande amor que viveu com Bob Dylan e que deu origem à famosa canção " Suze", como se fossem os homens que tenham que celebrar e perpetuar as mulheres que amaram.
Também ela o deixou definitivamente depois de ter lido a vida de Picass0 com Francoise Gilot. E achou-os semelhantes até na traiçâo.... com Joan Baez.
Vidas.

Deabulando pelo mundo dos" afetos" , neste fim de semana, mais um post sobre os amores. Li num semanário que a Tate Modern exibe de momento o quadro que se considera dos mais caros no mundo da arte, de Picasso, que se intitula " Nu au plateau du sculpteur". Ele representa , segundo a notícia o grande amor "secreto" de Pablo, Marie-Thérése....
Pelo que sei , não foi asim tão secreto... mas era uma mulher muito bonita e submissa, como quase todas as do artista e muito doente... vindo a morrer jovem.
Penso que Marie-Thérèse foi das mulheres que Picasso mais pintou sem lhe deformar ou crispar o rosto.
Há amores assim... e com Pablo foram pucos os bem sucedidos.
Sou fã incondicional de Picasso. A Espanha ainda dou uns saltinhos... a Londres, logo se verá. Há momentos de sorte.
sexta-feira, 11 de março de 2011
Bom fim de semana...
quinta-feira, 10 de março de 2011
Os nossos pintores
Do pintor figueirense, Mário Augusto, um dos seus quadros mais conhecidos, " O latoeiro", 1932 (aqui)
No acervo da Casa Anastácio Gonçalves, em Lisboa podem ser vistos alguns quadros deste pintor. Eram amigos pessoais.
quarta-feira, 9 de março de 2011
terça-feira, 8 de março de 2011
Mulheres de quem eu gosto...

Hoje partilho aqui convosco, neste dia que se propôs ser o da MULHER, mulheres da minha vida.
A minha mãe opinando o bordado e a tia Arminda , de braço ao peito, que está agora dependente de nós e que no dia 5 fez 85 anos.
É das mulheres mais festejadas que conheço.
Não casou, não tem filhos, mas sobrinhos como filhos, reune ou é solicitada a reunir amiúde com os seus alunos (as) de um ex colégio situado na Beira Alta, onde foi diretora e a "terrível" professora de fìsica-química, mas a amiga , confidente e responsável por jovens cujos pais os deixaram à sua responsabilidade e muitas vezes, a maioria emigrados, logo daí o afeto.
No dia 5, num belo restaurante entre Coimbra e Figueira, lá se juntaram mais de 50 pessoas para a festejar.
E, estar com as minhas "velhinhas" é sempre viver num espaço de memória , risada e relembrar de estórias... E, desta vez, fica a dica de algumas que contarei quando relembrámos o Professor Dr. Elísio de Moura (aqui), o maior cientista da sua época na área da Psiquiatria, que vivia em Coimbra e que tive ainda o prazer de conhecer. Morreu em 1977, um mês antes de fazer 100 anos e... só bebia água quente... Brincam, dizendo que daí advem a sua longevidade...
Lá está ainda a sua Casa da Infância das Meninas Desvalidas à qual se dedicou toda a vida e que é sempre lembrada , para mim, na altura da Queima das Fitas, quando se faz o peditório para a Instituição, vendendo pequenas pastas com fitas.
segunda-feira, 7 de março de 2011
Momentos de ouro

Como aqui, no Mar à Vista, de preferência com vista de mar, se pode falar de tudo ou de nada, há sempre uma primeira vez para qualquer coisa...
Restauração, em Coimbra, para os que como eu e para os adeptos, fizeram a sua vida estudantil por aqui.
Antiga Associação Académica (futebol clube) transformada num muito original restaurante, o STILL IS.
E mais não digo, apareçam.
Depois para um deserto, que fica aqui tão perto... uma saltada à Figueira da Foz, mas não a "mascarada".
Subscrever:
Mensagens (Atom)



