Hoje ,da Figueira da Foz, recebi esta imagem da praia em dia de garraiada, para aonde os estudantes se deslocam a seguir ao baile da Queima , logo uma directa!
Vêm dormir para a praia, ressacar, plenos de cerveja e muito...sono! Insulações, não faltam e comas alcoólicos, também não!
Alguns já nem à praia chegam, ficam-se pelos jardins e relvados com algumas sombras... Na praia, parecem corvos!
Quando eu era criança e adolescente, para os "figueirinhas" sempre foi uma festa ver a chegada da estudantina à cidade , que se fazia de comboio , especial, a abarrotar e cuja irreverência os fazia vir no tejadilho dos comboios! Para mim eram super-homens ! Não estou a imaginar as raparigas a fazer isso!
Muito alcoól, também , mas a bebida oficial era o vinho! Havia uma imensa alegria e provocação.
Pontualmente fui à garraiada em "forma" de circo...
Hoje quando acontece estar pela Figueira, não acho a mesma piada, nem a tem, tão pouco!
E, quando JV me enviou a foto acrescentou," este é o futuro dos estudantes... continuar a dormir na praia"....
Não deixa de ter razão o seu humor negro.... com a crise e a falta de emprego!...
(vale a pena aumentar a foto)
3 comentários:
A foto é interessantíssima, assim como o teu texto. Mas a mim, à primeira vista, pareceu-me um funeral...
E o futuro dos estudantes - continuar a dormir na praia - parece-me uma excelente metáfora!
Pela fotografia, vejo que a praia da Figueira está muito diferente do que era no meu tempo. Quanto ao mais, tudo na mesma.
Vim aqui ontem, mas não comentei!
Tenho sérias reservas em relação à Queima. E não é de agora! Acho que agudizei a minha posição desde que as cervejeiras tomaram conta dos patrocínios, desde que soube que existem "estudantes" que vivem do negócio anos a fio, desde que o desregramento passou a causa e não a consequência. A ver se me faço entender. Acabar noite dentro com os copos, depois de um cortejo etc.etc.etc. nada de anormal. Beber shots e o que for logo de manhã para ficar a cair o mais rapidamente possível... não entendo.
Concretamente em Coimbra acho que existe um oportunismo enorme da cidade em relação aos disparates porque, no fundo, a cidade também vive deles. Faz sentido que só no dia do cortejo tenham entrado 75 estudantes em coma alcoólico nas urgências dos HUC?
Querida Anamar: desculpa o desabafo.
beijinhos
:)))
Enviar um comentário