... são os três fieis Arcanjos- Mores - Miguel, Rafael e Gabriel - , sempre disponíveis para as missões mais difíceis.
Algumas, tão transcendentes como foi essa a de Gabriel, na Anunciação de Maria.
Pois que dessa Anunciação nasceu Jesus e, dessa Natividade, nasceu o Natal !
Natal que é festa de paradoxais celebrações: de verdadeiras utopias; de sentimentos e veleidades; de crenças e de heresias.
Porque os séculos foram desgastando a cristalina pureza dessa divina mensagem que consagrou o Amor à Humanidade, qual espelho da sublime dádiva daquela semente que, maturada em fruto, germinou no ventre de Maria.
Mas um espelho que o tempo foi embaciando: de fé, passou a costume; de costume , a circunstância; de circunstância. a pretexto.
Do Natal, sobrevivem os embrulhos de presentes, a euforia dos lojistas, a reunião das famílias, as memórias do passado, esparsas evocações humanistas...
E sobrevivem os Anjos, os nossos Anjos-da- Guarda que, por desígnio divino, não têm nome de baptismo.
São eles que persistem em iluminar-nos o caminho, em lembrar que o Natal é o riso das crianças. é a prece de viver, é a elevação da alma, é a compaixão do próximo, é o apelo da paz, é o sorriso a quem se ama!
Tudo isso o meu Anjo -da-Guarda me ensinou: sobre o dia de Natal, sobre os Natais de todos os dias.
...
O meu Anjo-de-Guarda, chama-se António.
Hoje, dia três de Março de 2015, nasceu o meu segundo Anjo-de-Guarda, o Gabriel.
Outros virão...
(itálico, excerto de texto da revista EGOISTA, de dezembro de 2014, dedicada aos Anjos, escrito por Mário Assis Ferreira)
quarta-feira, 4 de março de 2015
terça-feira, 3 de março de 2015
a prequica na política, artigo de opinião
A política não é apenas a arte do possível, como dizia Bismark. A política tem de ser o exercício da vontade porque a soberania é a expressão da vontade, porque o sonho nos leva mais longe que as convenções e os preconceitos, porque a história não é outra coisa senão a conquista do impossível. A política tem de ser a transformação do desejável em realidade.
AQUI
AQUI
segunda-feira, 2 de março de 2015
há dias assim...pensamentos bicudos...
A natureza é muito bela e estranha.
A beleza tem espinhos
Os espinhos , ai os espinhos, Senhor,
Porque não os tirais da "nossa" natureza?
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015
Quando não há palavras...
nem minhas ou dos outros, há ideias.
Sempre um bom motivo para ir passear até ao Principe Real.
Bom fim de semana.
Sempre um bom motivo para ir passear até ao Principe Real.
Bom fim de semana.
terça-feira, 24 de fevereiro de 2015
"creio que tudo é eterno num segundo"...
CREDO
Creio nos anjos que andam pelo mundo,
creio na Deusa com olhos de diamantes,
creio em amores lunares com piano ao fundo,
creio nas lendas, nas fadas, nos atlantes;
creio num engenho que falta mais fecundo
de harmonizar as partes dissonantes,
creio que tudo é eterno num segundo,
creio num céu futuro que houve dantes,
creio nos deuses de um astral mais puro,
na flor humilde que se encosta ao muro,
creio na carne que enfeitiça o além,
creio no incrível, nas coisas assombrosas,
na ocupação do mundo pelas rosas,
creio que o amor tem asas de ouro. Amém.
Natália Correia
Pintura de Picasso
segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015
... "nenhum gesto a um gesto corresponde"...
Só quem procura sabe como há dias
de imensa paz deserta; pelas ruas
a luz perpassa dividida em duas:
a luz que pousa nas paredes frias,
outra que oscila desenhando estrias
nos corpos ascendentes como luas
suspensas, vagas, deslizantes, nuas,
alheias, recortadas e sombrias.
E nada coexiste. Nenhum gesto
a um gesto corresponde; olhar nenhum
perfura a placidez, como de incesto,
de procurar em vão; em vão desponta
a solidão sem fim, sem nome algum –
– que mesmo o que se encontra não se encontra.
Jorge de Sena, Desencontro, poema
sábado, 21 de fevereiro de 2015
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015
"lançamos o barco,sonhamos a viagem : quem viaja é sempre o mar", como na vida....
excerto de um pequeno livro de que muito gosto, MAR ME QUER, de Mia Couto, lançado durante a EXPO`98
ilustração escolhida a partir dos desenhos de Ana Biscaia,ilustradora infantil
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Luísa Dacosta, 1927-2015
Mas as suas "Universidades" foram as mulheres de A-Ver-O-Mar, que murcham aos trinta anos, vivem e morrem na resignação de ter filhos e de os perder, na rotina de um trabalho escravo, sem remuneração, espancadas como animais de carga (- Ele não me bate muito, só o preciso) e que, mesmo afeitas, num treino de gerações, ás vezes não aguentam e se suicidam (oh! Senhora das Neves! E tu permites!) depois de um parto, quando o mundo recomeça num vagido de criança! Ás mulheres de A-Ver-O-Mar "Deve" a língua ao rés do coloquial.
Foi professora do ciclo preparatório e alguma coisa deve também aos alunos: o ter ficado do lado do sonho. Isso a tem motivado a escrever para crianças.
Dois poemas de Luísa Dacosta
Entretenimento
Como quem procura conchas à beira do mar,
escolho as palavras para te dizer,
quando o silêncio dos teus braços
vestir o frio dos meus ombros.
Apelo
Atravessa os campos da noite
e vem.
A minha pele
ainda cálida de sol
te será margem.
Nas fontes, vivas,
do meu corpo
saciarás a tua sede.
Os ramos dos meus braços
serão sombra rumorejante
ao teu sono, exausto.
Atravessa os campos da noite
e vem.
A Maresia e o Sargaço dos Dias, Porto: Edições Asa, 2002
Como quem procura conchas à beira do mar,
escolho as palavras para te dizer,
quando o silêncio dos teus braços
vestir o frio dos meus ombros.
Apelo
Atravessa os campos da noite
e vem.
A minha pele
ainda cálida de sol
te será margem.
Nas fontes, vivas,
do meu corpo
saciarás a tua sede.
Os ramos dos meus braços
serão sombra rumorejante
ao teu sono, exausto.
Atravessa os campos da noite
e vem.
viva o cinema...
Nostalgia, nome do filme de Andrei Tarkovski, dedicado à sua mãe, conta a história de exílios e impedimentos políticos, questões ligadas às tantas impossibilidades de estar na vida e nos lugares, demonstrando, ao mesmo tempo, que estamos sempre em poder das lembranças que, muitas vezes, norteiam as nossas rotas.
Um filme há muito adiado. Foi hoje o meu serão. Para ver com todos os sentidos e calma.
Preferencialmente com o cabo USB ligado á televisão.
Primeiro filme que A. Tarkovki, filmou fora da URSS.
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
a 16 de fevereiro de 1942 (não apaguem a memória)
1942
¾ Em Munique, aparecem as famosas frases grafitadas Fora com Hitler! Viva a liberdade! da autoria do grupo
estudantil Weiße Rose (Rosa Banca). Nesse ano, Hans Scholl, um estudante de medicina na universidade de Munique, a sua irmã Sophie, Christoph Probst, Willi Graf e Alexander Schmorell formam o movimento Weiße Rose, um dos poucos grupos alemães que se insurgiu publicamente contra a política genocida do regime nazi. A tirania do regime e apatia dos cidadãos alemães face aos crimes abomináveis choca os membros idealistas do grupo. Muitos sabiam já dos massacres de judeus polacos; Hans Scholl foi soldado na frente leste e pode testemunhar as deportações e os maus-tratos infligidos. O grupo expande-se então, tornando-se uma organização estudantil com ramificações em Hamburgo, Friburgo, Berlim e Viena. Correndo riscos incalculáveis, os membros da organização transportam e enviam folhetos mimeografados que denunciam o regime. Numa tentativa de parar o esforço de guerra, eles defendem a sabotagem da indústria de armamento. Não vamos ficar calados.Somos a vossa má consciência. A Weiße Rose não vos deixará em paz!, escrevem aos seus colegas. Após a derrota do exército alemão em escrevem aos seus colegas, Estalinegrado no final de janeiro de 1943, os Scholls distribuem panfletos onde chamam à rebelião os estudantes de Munique. Mas, no mês seguinte, são denunciados à Gestapo por um zelador da universidade que os vê a distribuir os panfletos. Hans e Sophie Scholl e Christoph Probst são decapitados a 22 de fevereiro de 1943, condenados por traição. O professor de Filosofia Kurt Huber, mentor do grupo, também é preso e executado. (http://www.ushmm.org/wlc/en/ article.php?ModuleId=10007188 )
É ou não verdade que todo o alemão honesto se envergonha atualmente do seu governo? Quem de entre nós tem alguma conceção das dimensões da vergonha que cairá sobre nós e sobre os nossos filhos quando um dia o véu cair dos nossos olhos e o mais horrível dos crimes - crimes que são infinitamente impossíveis de medir pelo ser humano - alcançar a luz do dia?
— Primeiro panfleto do movimento Weiße Rose
Paula Almeida
Técnica Superior
Departamento de Desenvolvimento Estratégico
Divisão de Animação, Promoção e Patrimónios Culturais
Câmara Municipal de Cascais
Espaço Memória dos Exílios
(excerto da página diária feita pela Drª Paula Alameida)
domingo, 15 de fevereiro de 2015
sem palavras...
Subscrever:
Mensagens (Atom)
.jpg)

.jpg)
.jpg)





.jpg)
.jpg)

