Presentes de Natal ( 1)


 Já são horas de ir para a mesa? Essa é uma das questões existenciais de Obélix, o carregador de menires e devorador de javalis que caiu no caldeirão de poção mágica quando era pequenino. E não lhe falem de obesidade, que se amofina.

O cão ambientalista Ideiafix passeia-se agora com um osso entre os dentes. É de noite e os javalis estão a fumegar, sobre aquela mesa corrida que imaginamos sempre posta. O banquete acontece ao ar livre na irredutível aldeia gaulesa, com o bardo amordaçado e afastado de cena. Como se quer. As histórias de Astérix e Obélix costumam terminar assim, com um banquete, nos livros de banda desenhada de René Goscinny.
“Embora seja difícil de acreditar, existem outras carnes além do javali. O carré de borrego, acompanhado de um molho com hortelã bem suave e aromática, ser-lhe-ia servido em todas as boas estalagens bretãs com um pouco de cerveja morna.”
Do que precisa
6 c. de sopa de azeite
1 c. de café de cominhos moídos
1 c. de café de gengibre moído
½ c. de café de sal
½ c. de café de pimenta-de-caiena
10 folhas e 1 molho de hortelã fresca
2 pedaços de carré de borrego
600 g de batatas
80 g de açúcar
20 cl de vinagre de sidra
Sal q.b
Como se faz
Aqueça o forno a 200 °C (termostato 6-7). Numa tigela, deite o azeite, os cominhos, o gengibre, o sal e a pimenta-de-caiena. Lave e pique uma dezena de folhas de hortelã, e adicione-as à tigela. Pincele generosamente com esta marinada os pedaços de borrego e disponha-os num tabuleiro. Deite metade da restante marinada sobre a carne e leve ao forno durante 30 a 35 minutos. Entretanto, prepare as batatas. Lave-as e seque-as. Corte-as ao meio e coloque-as na marinada que sobrou. Misture bem e disponha-as noutro tabuleiro.
Tempere com sal fino e leve ao forno durante 25 minutos. Para terminar, prepare o molho: lave o molho de hortelã. Separe as folhas dos caules. Pique as folhas e coloque-as num almofariz. Junte o açúcar e esmague tudo até obter uma pasta verde. Coloque esta pasta num tacho pequeno e adicione o vinagre. Leve ao lume até ferver, misturando bem e reserve. Empratamento: corte ao meio cada pedaço de carré, servindo uma metade a cada conviva. Acompanhe com as batatas assadas no forno e o molho de hortelã.
(fonte, REVISTA E, Expresso)

Comentários

Majo Dutra disse…
Gosto os contos de René Goscinny... Simpatizo com 'Astérix et Obélix'

«Estes romanos estão loucos!» Acho que agora anda tudo meio louco...

A receita deve dar um assado, mesmo bom!

Dias bons, a teu jeito... Beijinhos
~~~~~~
Graça Pires disse…
Obrigada, minha Amiga da praia da claridade. pelo carinho das palavras que me deixaste. Desejo que estejas bem e a proteger-te.
Que tenhas um Natal cheio de amor. Que o ano de 2022 seja repleto de saúde e conforto e que traga a paz que o teu coração reclama.
Um beijo.
Majo Dutra disse…
BOM NATAL, QUERIDA AMIGA, PLENO DE AMOR, TERNURA E DOÇURA...

QUE O NOVO ANO SEJA MAIS LEVE E RISONHO.

ABRAÇOS DE BOA E SINCERA AMIZADE.
~~~~