terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Presentes de Natal ( 1)


 Já são horas de ir para a mesa? Essa é uma das questões existenciais de Obélix, o carregador de menires e devorador de javalis que caiu no caldeirão de poção mágica quando era pequenino. E não lhe falem de obesidade, que se amofina.

O cão ambientalista Ideiafix passeia-se agora com um osso entre os dentes. É de noite e os javalis estão a fumegar, sobre aquela mesa corrida que imaginamos sempre posta. O banquete acontece ao ar livre na irredutível aldeia gaulesa, com o bardo amordaçado e afastado de cena. Como se quer. As histórias de Astérix e Obélix costumam terminar assim, com um banquete, nos livros de banda desenhada de René Goscinny.
“Embora seja difícil de acreditar, existem outras carnes além do javali. O carré de borrego, acompanhado de um molho com hortelã bem suave e aromática, ser-lhe-ia servido em todas as boas estalagens bretãs com um pouco de cerveja morna.”
Do que precisa
6 c. de sopa de azeite
1 c. de café de cominhos moídos
1 c. de café de gengibre moído
½ c. de café de sal
½ c. de café de pimenta-de-caiena
10 folhas e 1 molho de hortelã fresca
2 pedaços de carré de borrego
600 g de batatas
80 g de açúcar
20 cl de vinagre de sidra
Sal q.b
Como se faz
Aqueça o forno a 200 °C (termostato 6-7). Numa tigela, deite o azeite, os cominhos, o gengibre, o sal e a pimenta-de-caiena. Lave e pique uma dezena de folhas de hortelã, e adicione-as à tigela. Pincele generosamente com esta marinada os pedaços de borrego e disponha-os num tabuleiro. Deite metade da restante marinada sobre a carne e leve ao forno durante 30 a 35 minutos. Entretanto, prepare as batatas. Lave-as e seque-as. Corte-as ao meio e coloque-as na marinada que sobrou. Misture bem e disponha-as noutro tabuleiro.
Tempere com sal fino e leve ao forno durante 25 minutos. Para terminar, prepare o molho: lave o molho de hortelã. Separe as folhas dos caules. Pique as folhas e coloque-as num almofariz. Junte o açúcar e esmague tudo até obter uma pasta verde. Coloque esta pasta num tacho pequeno e adicione o vinagre. Leve ao lume até ferver, misturando bem e reserve. Empratamento: corte ao meio cada pedaço de carré, servindo uma metade a cada conviva. Acompanhe com as batatas assadas no forno e o molho de hortelã.
(fonte, REVISTA E, Expresso)

3 comentários:

Majo Dutra disse...

Gosto os contos de René Goscinny... Simpatizo com 'Astérix et Obélix'

«Estes romanos estão loucos!» Acho que agora anda tudo meio louco...

A receita deve dar um assado, mesmo bom!

Dias bons, a teu jeito... Beijinhos
~~~~~~

Graça Pires disse...

Obrigada, minha Amiga da praia da claridade. pelo carinho das palavras que me deixaste. Desejo que estejas bem e a proteger-te.
Que tenhas um Natal cheio de amor. Que o ano de 2022 seja repleto de saúde e conforto e que traga a paz que o teu coração reclama.
Um beijo.

Majo Dutra disse...

BOM NATAL, QUERIDA AMIGA, PLENO DE AMOR, TERNURA E DOÇURA...

QUE O NOVO ANO SEJA MAIS LEVE E RISONHO.

ABRAÇOS DE BOA E SINCERA AMIZADE.
~~~~