segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

O meu fim de semana...

Vinda de férias e desligada voluntáriamente dos periódicos, só os mínimos detalhes de amigos bloguista, me ligaram ao nosso pequeno "torrão"! Eis-me de visita à família para repôr os meus afectos eos da minha mãe! Fim de semana medonho de invernia.
Só em viagem de comboio, pois sou militante dos transportes públicos, e com todo o tempo da vida para ler,me fui apercebendo de alguns acontecimentos que fizeram correr oceanos de tinta, e outros só um pequeno ribeirinho dessa mesma tinta! A Figueira já foi cidade de grandes acontecimentos, de longas histórias de amor, umas desfeitas no mar e na areia, outras com frutos "deliciosos".... e tudo isto antes da "descoberta" do Algarve! foi a rainha das praias de Portugal ,imortalizada na voz de Maria Clara! Quando a época estival durava 3 meses, Julho era o mês dos espanhóis, Agosto dos lisboetas, coimbrinhas e quase todos os beirões do interior. Setembro era o mês dos banhistas de "alforge", que alugavam casa por 15 dias, e assim apelidados por trazerem todos os produtos a comer das suas terras para não gastarem dinheiro , que também seria pouco! O importante era apanhar sol e banhos de mar e mergulhar sete vezes seguidas, como mandava o cardápio do banheiro.
Mas toda esta prosa, para dizer que a Figueira se transfrmou numa terra aonde nada acontece... sem pôr em causa as suas boas gentes, que também são as minhas, pois não renego as minhas simpáticas origens e a originalidade, o toque das pessoas da beira-mar!

Mas na terra, surgiram grandes pedras para sapatos de português calçar...o que me levou a transpor o ditado aplicado a Espanha... da Figueira nem bom vento nem bom casamento...(o meu acabou!!)




-O cavaquismo nasceu aqui, durante a rodagem de um carro até á Figueira.

O santanismo teve aqui o seu epicentro, que na altura, verdade verdadinha, não deixou de animar a terra!... com a continuidade que daí se lhe conhece.




_Para espanto meu, também foi na Fig., nas suas mais animadas e desejadas ,porque bem organizadas e com convidados de gabarito, tertúlias semanais, que D. José Policarpo, caiu na "asneira"ou ingenuidade, como por norma se faz em ambientes abertos como este, dos cuidados a ter pelas mulheres nos seus amores para com os homens do islão! Claro que quem tem telhados de vidro não pode atirar pedras... mas tudo me pareceu exagerado quanto à polémica criada! E em conversa com a minha mãe sobre o assunto, Observou num" dicton" muito do seu gosto-" ai minha filha, conselhos e caldos de galinha, nunca fizeram mal a ninguém!"...


Este edificio, uma aberração com dezenas de andares, fazia parte das intenções de Sócrates quando ministro do ambiente, de fazer implodir... como tantos outros! Também ficou em águas de bacalhau sem ofensa para a água ,que faz uma rica sopa!!! Recuperado , foi forrado a espelho,cuja função é reflectir o que lhe é oposto e dar origem a boas fotografias....

Figueira, hoje, na praia mar.


Ai o desemprego....



Vivo corroída com a catastrófica paisagem que o desemprego gera!

Um destes dias ,com um sorriso amarelo, recebi uma mensagem que dizia o seguinte:"Gostaria de ser pobre por um dia, toda a vida é lixado!"

E mais não digo.