Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de Maio 8, 2009

RTP Memória, aqui e agora!

Estou neste momento a "ouver" o melhor programa de TV dos ùltimos tempos!!! " Pontos nos iiis" , conduzido por Mário Figueiredo, com convidados de gabarito ! Um presente para quem raramente , como eu ,se senta algum tempo em frente desta caixinha! Uma verdadeira história do canto de intervenção que começou com uma caricatura de José Letria feita admirávelmente por Solnado no programa Zip Zip... este cantautor estava presente no programa , e , fez-se uma viagem por toda a vida da música do canto de luta, raiva e alegria a começar em Coimbra com a crise estudantil de 69.
Passaram todinhos!!!! Um regalo para os olhos , bálsamo para o coração ! E logo hoje eu que comecei a escrever começando pela Queima de Coimbra ... não podia acabar melhor este meu dia. "Àgua das fontes calai", por Zeca, segue-se Grãndola... Fim de programa . Para a semana há mais! Bom fim de semana!



Ainda a Queima....

Festa da Queima das Fitas ....

Hoje ,da Figueira da Foz, recebi esta imagem da praia em dia de garraiada, para aonde os estudantes se deslocam a seguir ao baile da Queima , logo uma directa!
Vêm dormir para a praia, ressacar, plenos de cerveja e muito...sono! Insulações, não faltam e comas alcoólicos, também não!
Alguns já nem à praia chegam, ficam-se pelos jardins e relvados com algumas sombras... Na praia, parecem corvos!
Quando eu era criança e adolescente, para os "figueirinhas" sempre foi uma festa ver a chegada da estudantina à cidade , que se fazia de comboio , especial, a abarrotar e cuja irreverência os fazia vir no tejadilho dos comboios! Para mim eram super-homens ! Não estou a imaginar as raparigas a fazer isso!
Muito alcoól, também , mas a bebida oficial era o vinho! Havia uma imensa alegria e provocação.
Pontualmente fui à garraiada em "forma" de circo...
Hoje quando acontece estar pela Figueira, não acho a mesma piada, nem a tem, tão pouco!
E, quando JV me enviou a foto acrescentou,&quo…