sexta-feira, 8 de maio de 2009

Festa da Queima das Fitas ....

Hoje ,da Figueira da Foz, recebi esta imagem da praia em dia de garraiada, para aonde os estudantes se deslocam a seguir ao baile da Queima , logo uma directa!
Vêm dormir para a praia, ressacar, plenos de cerveja e muito...sono! Insulações, não faltam e comas alcoólicos, também não!
Alguns já nem à praia chegam, ficam-se pelos jardins e relvados com algumas sombras... Na praia, parecem corvos!
Quando eu era criança e adolescente, para os "figueirinhas" sempre foi uma festa ver a chegada da estudantina à cidade , que se fazia de comboio , especial, a abarrotar e cuja irreverência os fazia vir no tejadilho dos comboios! Para mim eram super-homens ! Não estou a imaginar as raparigas a fazer isso!
Muito alcoól, também , mas a bebida oficial era o vinho! Havia uma imensa alegria e provocação.
Pontualmente fui à garraiada em "forma" de circo...
Hoje quando acontece estar pela Figueira, não acho a mesma piada, nem a tem, tão pouco!
E, quando JV me enviou a foto acrescentou," este é o futuro dos estudantes... continuar a dormir na praia"....
Não deixa de ter razão o seu humor negro.... com a crise e a falta de emprego!...
(vale a pena aumentar a foto)

3 comentários:

Justine disse...

A foto é interessantíssima, assim como o teu texto. Mas a mim, à primeira vista, pareceu-me um funeral...
E o futuro dos estudantes - continuar a dormir na praia - parece-me uma excelente metáfora!

Francisco Clamote disse...

Pela fotografia, vejo que a praia da Figueira está muito diferente do que era no meu tempo. Quanto ao mais, tudo na mesma.

mdsol disse...

Vim aqui ontem, mas não comentei!
Tenho sérias reservas em relação à Queima. E não é de agora! Acho que agudizei a minha posição desde que as cervejeiras tomaram conta dos patrocínios, desde que soube que existem "estudantes" que vivem do negócio anos a fio, desde que o desregramento passou a causa e não a consequência. A ver se me faço entender. Acabar noite dentro com os copos, depois de um cortejo etc.etc.etc. nada de anormal. Beber shots e o que for logo de manhã para ficar a cair o mais rapidamente possível... não entendo.
Concretamente em Coimbra acho que existe um oportunismo enorme da cidade em relação aos disparates porque, no fundo, a cidade também vive deles. Faz sentido que só no dia do cortejo tenham entrado 75 estudantes em coma alcoólico nas urgências dos HUC?
Querida Anamar: desculpa o desabafo.

beijinhos

:)))