quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Haja matéria, far-se-à História... Hoje fez-se


Dia 13 de Maio.

Dirão uns que foi milagre... outros que foi a ciência e a tecnologia. E mais uma vez o Chile vai ficar na história, mas desta por razões mais que felizes, de força e muita solidariedade. Um verdadeiro desafio humano.

Fixei-me com saudade, no meu querido amigo e companheiro de poucos mas bons anos, Renato Pavel, refugiado chileno e eis guarda costas de Salvador Allende, que depois de vários périplos à procura de exílio, ficou entre nós 12 anos e também nos deixou antes do tempo. Era o nosso Corto Maltese, uma das muitas figuras de Júlio Cortazar.

No seu doce castelhano, encantava-nos com as suas estórias e algumas delas ficaram-nos na retina ao ver Pavel ir com o seu velho Mercedes contra o carro que transportava Pinochet para o hotel em que estava hospedado, defunto Estoril-Sol. A vingança e a nacionalidade ficaram em ordem, aparentemente.

Sei , que se estivesse entre nós seria um homem feliz pelas melhores razões. 30 homens salvos nas melhores condições possivieis, sorte que não tiveram alguns irmãos seus que morreram em situações adversas em minas e em lutas por um Chile livre e democrático.

Certamente, porque também estava feliz, a minha vendedeira de flores, na minha feirinha de eleição, na compra de um ramo de rosas, ofereceu-me o segundo...

Há dias felizes com rosas a ajudar à festa...






Alguém se Candidata a ser Parlamentar na Suécia???