quinta-feira, 24 de junho de 2010

S. João, um pretexto para as primeiras sardinhas sempre com mar á vista....







Motivação para vir à Figueira há sempre , coincidir com as festas da cidade, pois S. João é patrono , é ficar ainda com maior noção da decadência desta cidade e dos gostos dos fregueses que frequentam os locais, misto de feira, com misturas sonoras ensurdecedoras ,vindas daquela espécie de feira popular, com músicas aberrativas na letra e no gesto… e o fogo de artificio programado para a meia-noite que aconteceu às 2h da manhã…
Jornais diários noticiaram também lutas “campais” entre músicos e assistência das marchas populares.
No meu poiso, á beira rio, de volta das gostosas farturas com um bom vinho branco e em amena cavaqueira sonhavam-se as sardinhas que hoje foram comidas a título gracioso, no Mercado Municipal, no âmbito dos seus 183 anos….
Aqui, sim, senti a festa popular, com musica, dança ea broa com as melhores e primeiras sardinhas do ano….e vinho a condizer.
As mediáticas peixeiras desta terra, Rosa Amélia e Celeste Russa, animaram como sempre o “comício” gastronómico ou não estejam elas habituadas ao longo dos anos eleger os Soares e os Santanas e seus acólitos em altura de campanhas eleitorais….
No passeio que façam para estes lados, nunca deixem de visitar este mercado que em questão de peixe poucos se lhe devem igualar….