segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A república portuguesa e os seus historiadores



Para comemorar os 99 anos da República Portuguesa

nada melhor que relembrar o que de melhor há na
História da Teoria das Ideias , o professor , doutor Fernando Catroga, professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Sei que proferiu algumas conferências sobre a República,
na Cãmara de Lisboa. Para o próximo ano ,que vamos ter o centenário , é preciso estar atento... ele poderá estar por lá...



“… grande parte da atracção que a aspiração republicana exerceu sobre certas camadas da população urbana resultou do facto de ela veicular esperanças históricas características das “sociedades prometeicas” modernas. Com efeito, com o seu culto do trabalho, com o apelo a uma “moral de energia” e com a crença gnóstica nos efeitos perfectíveis da ciência, a ideologia republicana idealizava o verdadeiro cidadão como um herói épico e solar, e que, tal como Sísifo redivivo no fim da sua expiação, podia cantar: «Ergo nas mãos o sol.» Pode assim dizer-se que Prometeu – esse herói mítico também cantado por João de Barros – era o arquétipo exemplar do humanismo republicano ao convidar á revolta contra a escravidão em nome de uma liberdade de espírito que iluminava a futura e definitiva libertação humana. Logo, a educação só seria verdadeiramente emancipadora desde que ensinasse ao homem «o poder do homem, o seu esforço extraordinário e tenaz através dos séculos, e todas aquelas qualidades do idealismo, de bondade, de altruísmo, de solidariedade que têm melhorado – lentamente, sem dúvida, mas seguramente – as condições de vida sobre a terra»


Excerto do livro "O republicanismo em Portugal" de F. Catroga