domingo, 14 de novembro de 2010

MISTÉRIOS DE LISBOA

Se eu pudesse emoldurar este filme , fazia-o.
Todos estão de parabéns. Raúl Ruiz, que realizou com a sua mestria habitual, Paulo Branco que teve coragem de o produzir e os nossos actores numa representação irrepreensível .
Obra de arte numa estória camiliana , que me ajudou a compreender melhor ainda o carácter judaico-cristão do nosso querido povo, no sentido lato da palavra... "clero"," nobreza" e "povo".

Seis episódios, todos de 1 hora:
1º- O Menino Sem Nome
2ºO Cnde de Santa Bárbara
3º-O Enigma do Padre Dinis
4º-Os Crimes de Anacleta dos Remédios
5º-Blanche D `Monfort
6º-A Vingança da Duquesa de Cliton.
A não perder, de preferência numa bela sala de cinema...
"

Olhares...


A Blusa Romena , de Henri Matisse

Videograms of a revolution - as emoções de uma revolução....

Ontem a biografria da ascenção ao poder de Ceausesco, perante uma sala cheia e depois do documentário de 3 horas , hoje e de novo com a presença de Andrei Ujica, tivemos uma grande lição de história sobre as emoções que a queda do ditador provocou até à má gestão tão sentida nestes 20 anos pelas emotividades de uma revolução não planeada, e as atitudes mal geridas que deixaram as suas sequelas num povo altamente católico e que só o ajuste de contas entre os jovens e os seus pais poderá ajudar a ultrapassar.

Tudo isso se sente e causa emoção no registo que Ujica, de uma simpatia e vontade de tudo explicar, a partir de 21 de dezembro de 1989, numa Roménia em que as câmaras registaram em direto e ele cronologicamente apresentou : desde o último discurso de Ceausesco à primeira sessão sumária televisionada do seu julgamento...

Também no festival de Cannes , esta trilogia foi muito ovacionada. Esta a vantagem dos festivais que entre nós já é de uma riqueza inestimável este Estoril Film Festival, e, viver por perto, um presente dos deuses....