terça-feira, 22 de setembro de 2009

Equinócio...


Ainda Verão....








Logo, às 21,17, já será Outono...


Assim pintou as estações do ano, Giuseppe Arcimboldo (1527- 1593

Ainda a arquitectura e o(s )arquitecto(s)...










Para contrapor o meu desencanto com o post anterior, sobre a arquitectura que por aí se vai praticando, uma boa informação sobre a arquitectura humanística, no J Expresso, deu-me a conhecer um pouco o arquitecto chileno Alejandro Aravena, que é bonito, jovem, inteligente e sensato. Aravena, também faz parte do júri que atribui o prémio Pritzker , o nobel da arquitectura.
Ele diz na entrevista que lhe foi feita , “não é o talento que faz o bom arquitecto”…
A relevância do trabalho de Aravena está na construção da habitação social no Chile e cuja patente está a ser comprada por vários pa´ses com problemas sociais graves.
O seu conceito , que considero da maior sensatez e preocupação social , tendo a maior consideração pelos futuros moradores, é a abordagem que faz aos mesmos, tendo em conta as necessidades individuais e colectivas. As famílias participam no desenho do projecto.
Diz ele, “ os moradores não precisam de saber de arquitectura, são apenas uma ferramenta. Sabem como viver. E nós estamos a construir sítios para eles viverem”.
No fundo é um conceito quase universal da arquitectura que me fez lembrar um documentário maravilhoso, histórico, que vi há meses no cinema Alvalade (reabilitado), “ Operação SAAL”(Serviço de Apoio Ambulatório Local), liderado na altura pelo arq.Nuno Portas, e que envolveu a nata da arquitectura portuguesa, isto em 1975, para poder resolver os problemas sociais da habitação no Portugal pós 25 de Abril.