quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Leituras..

"Portugal não é tido nem achado"…. A carta que ficou por assinar porque PPC ficou de fora…
Os ingleses e o seu charme discreto que lhe advém do chá que tomam…
...Quando da Conferência de Berlim sobre a partilha de África (1884-1885) e o Ultimato inglês (1890) contra a pretensão portuguesa de manter sob sua jurisdição os vastos territórios da  África Austral entre Angola e Moçambique houve várias propostas para vender estes territórios a fim de resolver a grave crise financeira do país .Partilha de África acordada na Conferência de Berlim é uma demonstração eloquente da subalternização de Portugal na zona europeia.*

*Portugal não foi sequer convidado para assistir à conferência prévia, promovida pela Bélgica e pela Alemanha.
….
Em véspera do Ultimato, António Ennes escreve no seu jornal algo que nestes dias é perturbadoramente actual:
A Inglaterra vai estabelecer-se no interior das nossas possessões e, seguramente, se não tivermos especiais cautelas, deita-nos ao mar. Contar com a Europa, o que era dizer contar com a Alemanha, para nos defender, é um puro absurdo, não moveriam uma palha em nosso favor
(Ennes, 1946)
In, PORTUGAL, Ensaio contra a autoflagelação, de Boaventura de Sousa Santo


O meu tributo a José Afonso... Belo nome...



Há 25 anos , pelas 15h, Setúbal era um mar de gente . Um mar de lama e água. Chovia sem parar. O meu luto persistia, pois dias antes tinhamos perdido a nossa querida amiga Isabel Moita, uma alta militante do PCP e reputada bióloga, premiada no estrangeiro, mas por cá ignorada pelas suas opções apaixonantes de vida.
De Zeca não posso dissociar o seu compadre e grande amigo, António Quadros, pintor e poeta. Poemou imensas canções de Zeca.
Estarão aqui hoje os dois, pois na vida também foram indissociáveis até o pintor ter partido para Moçambique.
Zeca é e será eterno...

Arquitetos...

Esta bela casa e respetivo enquadramento , do  Alfredo Resende, do Porto , pode ser uma das ganhadoras a melhor casa de 2011. Ver Aqui e Aqui Conheço projetos deste arquiteto no Moledo do Minho. Adoro.