sábado, 18 de junho de 2011

Bom fim de semana ... com alguns momentos de ouro


Morreu a mais bela mulher do mundo
tão bela que não só irá assim bela
como mais que chamar-lhe marilyn
devíamos era reservar apenas
para ela o seco sóbrio simples nome de mulher



em vez de dizer mulher(...)



RuyBelo «Na morte de Marilyn» , in Todos os Poemas



E ainda...

" O desejo de a fotografar deve ter começado há muito tempo atrás. Era simplesmente a semente de uma ideia à espera do seu tempo. Agora, em 1962, tinha suficiente confinça e respeito por mim próprio como fotógrafo para enfrentar. Tornara-me já mestre na minha arte - a de ver -
e estava á altura da sua mestria de ser vista.
Era o momento certo. "

Bert Stren,1962
Exposição que vai até17 de Julho e a não perder de todo.

Para hoje, que é fim de semana, uma estória...









"O diabo fala quase sempre numa língua só dele, chamada diabolês, que ele vai inventando à medida que precisa.Mas, quando está muito zangado, fala bastante mau, embora quem já o ouviu diga que tem um sotaque igualzinho ao da da gente de Dublin."






Esta incursão pela Irlanda e pelos Irish Pubs.. deu-me a oportunidade de contar uma estória de Joyce que fez e continua a fazer as delícias cá da casa numa coleção de livros escritos para crianças mas que faziam o encanto dos pais.. São clássicos da literatura mundial e a editora era a Contexto & Imagem. Ah! E por falar em Irish Pub, não precisa de ir para Lisboa... aqui no burgo, Cascais, há um delicioso e com vista de mar. Sempre...







O Gato e o Diabo






Villers-sur-Mer , 10 de agosto de 1936






Meu querido Stevie:
Mandei-te há dias um gato cheio de doces mas lembrei-me agora que, se calhar, tu ainda não sabes a estória do gato de Linda-a-Gente.
Linda-a-Gente é uma cidadezinha muito antiga que fica numa das margens do maior rio de França. Também é um rio muito largo, pelo menos para a França.








Em Linda-a-Gente é tão largo que, para o atravessar a pé, tinhas que dar, no mínimo, mil pessoas.
Antigamente, a gente de Linda-a-gente, quando precisava de atravessar o rio, tinha que ir de barco, porque não havia ponte nenhuma. E o problema era que nem eram capazes de construir uma, nem tinham dinheiro para a encomendar a alguém de fora.
Ora o diabo, que anda sempre a ler os jornais, ficou a saber deste triste caso; arranjou-see muito bem, e foi fazer uma visita ao Presidentenda Câmara de Linda-a-Gente, Senhor Colombo Queimado.
… Disse que era capaz de fazer a melhor ponte do mundo e que só demorava uma noite. O Presidente da Câmara perguntou-lhe quanto dinheiro é que ele queria para fazer uma ponte assim.

Nem um tostão disse o diabo, só quero para mim a primeira pessoa que passar na ponte,
Negócio fechado, disse o Presidente Câmara.
Anoiteceu. Toda a gente de Linda-a-Gente foi para a cama dormir.
Amanheceu. E quando as pessoas puseram o nariz fora da janela, exclamaram todas:
Santo Deus, que ponte tão boa!
Porque viram uma poderosa ponte de pedra a unir as duas margens tão afastadas daquele rio tão largo.
Toda a gente correu para a ponte e olhou para o outro lado. Ali, na outra ponta da ponte, estava o diabo, à espera do primeiro que atravessasse. Mas, com medo do diabo, ninguém se atrevia atravessar.
No momento em que o Presidente da Câmara chegou à ponta da ponte, todos os homens contiveram a respiraçãome todas as mulheres contiveram a língua.
O Presidente poisou o gato na ponte e, enquanto o diabo esfrega um olho, pás!, despejou-lhe o balde de água todo em cima.
O gato, que estava agora entre o diabo e o balde de água, também não levou muito tempo a decidir-se: deitando orelhas e anos p’ra trás, desatou a correr a toda a velocidade pela ponte fora, indo cair em plenos braços do diabo.
O diabo ficou zangado como o diabo. Gente de Linda-a-Gente! – berrou ele da outra ponte – não são gente nem são nada! São mas é todos uns gatos! Tens medo, meu bichaninho? Anda cá, que vens comigo p´ro diabo! Anda cá, Que vens comigo p´ro diabo!
Anda, vamo-nos aquecer os dois.


E pronto, foi-se embora com o gato.
E, desde então, a gente de Linda-a-Gente passou a ser conhecida como “os gatos de Linda-a –Gente”.
Mas a ponte ainda lá está e há sempre meninos a brincar, e a passear a pé e de bicicleta.


Espero que tenhas gostado desta história .
Vovô








(pena não poder partilhar os belos desenhos)