quinta-feira, 24 de junho de 2010

S. João, um pretexto para as primeiras sardinhas sempre com mar á vista....







Motivação para vir à Figueira há sempre , coincidir com as festas da cidade, pois S. João é patrono , é ficar ainda com maior noção da decadência desta cidade e dos gostos dos fregueses que frequentam os locais, misto de feira, com misturas sonoras ensurdecedoras ,vindas daquela espécie de feira popular, com músicas aberrativas na letra e no gesto… e o fogo de artificio programado para a meia-noite que aconteceu às 2h da manhã…
Jornais diários noticiaram também lutas “campais” entre músicos e assistência das marchas populares.
No meu poiso, á beira rio, de volta das gostosas farturas com um bom vinho branco e em amena cavaqueira sonhavam-se as sardinhas que hoje foram comidas a título gracioso, no Mercado Municipal, no âmbito dos seus 183 anos….
Aqui, sim, senti a festa popular, com musica, dança ea broa com as melhores e primeiras sardinhas do ano….e vinho a condizer.
As mediáticas peixeiras desta terra, Rosa Amélia e Celeste Russa, animaram como sempre o “comício” gastronómico ou não estejam elas habituadas ao longo dos anos eleger os Soares e os Santanas e seus acólitos em altura de campanhas eleitorais….
No passeio que façam para estes lados, nunca deixem de visitar este mercado que em questão de peixe poucos se lhe devem igualar….

4 comentários:

Carta a Garcia disse...

Cara Anamar,

Afinal, salvou-se e bem o bailarico no vetusto Mercado municipal...e com peixeiras desse calibre não deve ter havido razão de queixa...
Abraço,e reiterados parabéns pela qualidade estética do seu Mar à Vista.

OC

anamar disse...

Obrigada, Osvaldo Castro, é sempre um mimo recebe-lo.
Obrigada
Ana

Justine disse...

Tens razão, tenho saudades da Figueira, da Serra e de todas as recordações de há muitos, muitos anos, quando o meu pai me ia mostrando Portugal. Fui lá ´há uns anos a correr, é agora altura de voltar com tempo e vagar!
Trocaremos impressões sobre o assunto:))))

Fá menor disse...

Apesar de não muito longe, este ano, com alguma pena, não tive oportunidade de lá ir ao S. João. Mas se calhar ainda lá dou um pulinho amanhã! Despertaste-me a lembrança :)

Fa

http://escritariscada.blogspot.com