segunda-feira, 2 de março de 2009

"E peciso ter sete vidas, ou mais, para se ser o animal de estimação daqueles que nunca partem."



Um destes dias ao amaciar os meus livros, uma forma de os festejar, encontrei um livro ao qual achei muita graça e que tinha perdido de vista! Amados gatos, de José Jorge Letria .
O autor tem uma profunda ligação aos gatos pela liberdade e soberania do universo em que vivem, tendo ele próprio à época nove gatos a rodeá-lo!
Amados Gatos é um conjunto de textos que tem como ponto de partida os gatos de gente famosa da literatura, das artes e da politica.
Construídos com base em factos e figuras reais, estes contos reinventaram a vida de gatos famosos e dos seus ilustres donos!”
Uma vez por semana colocarei aqui o excerto de uma “conversinha” entre um felino e o seu ilustre dono.

Para quem quiser obter o livro ele vem da OFICINA DO LIVRO, ler Letria é sempre uma ternura!

Gostava de escrever tão misteriosamente como um gato.

EDGAR ALLAN POE
Se souberem ser dignos de um gato, ele tornar-se-à vosso amigo, mas nunca vosso escravo.

THÉOPHILINE GAUTIER

Pouco a pouco, os gatos tornam-se a alma da casa.

JEAN COCTEAU

5 comentários:

virita disse...

Não tenho gatos, mas nos meus amigos procuro alguma coisa inerente aos escorradios felinos. São normalmente fofinhos, ternurentos quanto baste,mas verdadeiros...Arranham quando a situação o exige...mas passado um pouco voltam de novo para dar ou receber ternura.

Justine disse...

Conheço o livro, mas nunca cansa falar e ler sobre gatos.É uma paixão. Cá estarei!
(o tigrado da foto parece o meu mounty:))

anamar disse...

Ainda bem que gostou, Justine!
Já vi que tem por paixão um gatarrão!!!

anamar disse...

Virita, já me estou a ver a levantar a patinha para uma festinha..
E... quando for mais velhota... talvez venha a ter um gato para juntos partirmos...para uma outra viagem!

Riscos e Rabiscos disse...

Já tive gatos, mas recordo particularmente a gata MiMi...que saudade... que personalidade! Assumiu 'maternalmente' a paternidade dos cachorrinhos da minha cadelita, sua grande paixão! :-) Mostrava as garras e soprava sempre que alguém alheio à casa tentava acariciar um dos cachorrinhos :-) já partiu, mas perdura nos meus registos