quarta-feira, 15 de abril de 2009

A cantiga é uma arma



Ainda a propósito do tema A cantiga é uma arma, ´José Mário Branco , autor deste tema, numa entrevista que deu ao Público em 2004, disse:" Pertenço a uma geração anterior ao pós - modernismo, em que nós aprendemos que, ligada a qualquer estética, há sempre uma ética. Quando me perguntaram no princípio dos anos 80, "Você é um cantor de intervenção?" eu disse: "Somos todos cantores de intervenção". Marco Paulo é um cantor de intervenção.Intervém á sua maneira e eu intervenho à minha. Agora, não me venham dizer que aquilo é neutro. Não há neutralidade possível quando se está a falar para milhares de pessoas. Está ali um tipo a dizer umas palavras, a tomar umas atitudes e, portanto, a transmitir modelos que levam á reprodução do sistema social como ele está, ou pôr em causa esse sistema social e a sugerir pistas, eventualmente erradas. Nunca se vai impunemente para cima de um palco."

IRÁ SER, "SEM EIRA NEM BEIRA " UMA ARMA DE ARREMESSO PARA AS POLÍTICAS DE SÓCRATES????





4 comentários:

Cheira-me a Revolução! disse...

No 1º encontro blogosférico "No caminho da mudança", a intenção, quando contámos com a intervenção do Artista Pedro Penilo, foi justamente essa, relembrar que em toda estética existe a ética.

A revolução é hoje!

Maria disse...

Como ele tinha e tem razão...

Um abraço

the dear Zé disse...

Vai estar no salão dos bombeiros do Pinhal Novo na noite de 24 de Abril a cantar Abril. E eu vou lá estar.

anamar disse...

Com muita pena , não vou poder estar... e é longe!