segunda-feira, 11 de maio de 2009

Canção com lágrimas e sol

Eu canto para ti um mês de giestas
um mês de morte e crescimento ó meu amigo
como um cristal partindo-se plangenteno
fundo da memória perturbada.


Eu canto para ti um mês onde começa a mágoa
e um coração poisado sobre a tua ausência
eu canto um mês com lágrimas e sol o grave mês
em que os mortos amados batem à porta do poema.


Porque tu me disseste: quem me dera em Lisboa
quem me dera em Maio. Depois morreste
com Lisboa tão longe ó meu irmão de Maio
que nunca mais acenderás no meu o teu cigarro.
[...]

Porque tu me disseste: quem me dera em Maio
porque te vi morrer eu canto para ti
Lisboa e o sol. Lisboa viúva (com lágrimas com lágrimas).
Lisboa à tua espera ó meu irmão tão breve.


Manuel Alegre, A Praça da Canção (excerto de poema)

3 comentários:

Maria disse...

Não consigo ler o poema...
... começo logo a cantar e a "ouvir" o Adriano...

Obrigada.

Beijos

mdsol disse...

Acontece-me o mesmo que à Maria.

Lindo, tudo! Até me arrepia.

Beijinho arrepiado mesmo!

:)))))

samuel disse...

Grande Adriano!

Abreijo.