quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Hà que aproveitar estas pèrolas...

GUERNICA. Por Millôr. No dia anterior ao bombardeameto
"A cena se passa – como a de Picasso – num espaço interno-externo, casa-praça, alegria vilareja e doméstica. Uma pomba pacífica brinca com o rabo do touro, cheio de virilidade – notar os testículos. O touro tem a satisfação do animal (como o homem) quando está em sua querência. O cavalo dança sevilhanamente. Na verdade: cavalo e touro são exemplos lúdicos de bumba meu boi. Uma luz no alto ilumina, claro, claro (predomínio do amarelo), tudo! Um jovem militar oferece uma flor a uma jovem guerniquense com seus seios ansiosos de maternidade. À esquerda a mulher já mãe cuida de seu filho. À direita uma ama encaminha um bebê para a saída (para a obra futura do pintor) enquanto, à janela, Bernarda e Alba fofocam, contentes. Uma pede à outra querosene emprestado, sem pressentirem os stukas agressores, no céu azul."
GUERNICA por Picasso no dia do bombardeamento
Em 1940, Paris ocupada pelos nazistas, dois oficiais alemães, diante do horripilante painel, perguntaram a Picasso: "Foi o senhor quem fez isto?". Ao que o intrépido pintor respondeu prontamente: "Não, foram os senhores".
Esta pintura de Millôr aconteceu hà 15 anos ,quando o Museu de Arte Moderna Do Rio apresentou uma exposição de pintores vàrios com a sua interpretação da Guernica e que serviu de texto na revista Veja de 12 de Agosto!
Uma pèrola... a nào perder!
(a questão dos acentos, sò se resolve quando escrever no meu HP..., desculpem!)

Sem comentários: