segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pensar a poesia no sítio certo... Praia da Vitória


..De que falam, entre eles, os ‘dezedores’ de poesia?




Esta noite, no Auditório do Ramo Grande (Praia da Vitória), estiveram onze dezedores em palco.
Entre outras coisas, disseram-se frases como estas:«

A função do dezedor é revelar o poema» (José Fanha)

«A poesia é o cristal da literatura, o seu momento mais apurado» (Maria do Céu Guerra)

«Se há poemas que sei de cor, é porque os aprendi com o coração» (Rui Spranger)

«Quando era miúdo, tive dois amigos imaginários: um panda de peluche e o Alberto Caeiro» (Pedro Lamares

«Não devemos escancarar o poema, temos que respeitar as suas zonas de sombra» (Maria do Céu Guerra)

«Quando alguém diz um poema, está a dizer-se a si próprio» (José Fanha)

«Há poetas que dizem muito bem os seus poemas, como o David Mourão-Ferreira. E há os que dizem muito mal, como o Torga ou o Sebastião da Gama. Eu costumava dizer-lhe: “Ó Sebastião, não digas os teus poemas, que os estragas!”» (Maria Barroso)

«Nós é que precisamos da poesia, não é a poesia que precisa de nós» (Maria do Céu Guerra)

«A poesia é um xarope contra a tosse do dia-a-dia» (Álamo Oliveira)

«Gosto de me infiltrar no poema, como a sardanisca do O’Neill» (Maria do Céu Guerra)

«A mim, parece-me que só dizemos bem um poema se conseguirmos namorar o texto» (José Fanha)

«A poesia pode mudar a vida das pessoas, mas não se pode impingir. Não é uma missa, é um encontro.» (Maria do Céu Guerra)

(Surripiado com carinho Ao Bibliotecário de Babel...)

4 comentários:

Justine disse...

Pela amostra das "fulgurações", deve ter sido um encontro luminoso! O Cartaz é lindo...

Anónimo disse...

Anamar ,
que coisa mais linda, que ideia genial esse evento, "dezedores de poesia".
Quanto ao seu blo está cada vez mais lindo e quando "eu crescer" e souber lidar melhor com o meu quero que ele seja como o seu. Um espetáculo que surge todos os dias na minha janelinha. Um abraço, Eliete

samuel disse...

Os excertos das "conversas" dos dezedores são já o poema...

Abreijos.

anamar disse...

Eliete,
è muito mimo da sua parte....
O seu blogue, é uma delícia, e a sua escrita é balsamica...
Eu também só comecei há menos de um ano....
Abracinho e obrigada, quase me sinto envergonhada...
:))