segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Tavira e a beleza das suas salinas...

Fiquei fascinada com a beleza que as salinas da Ria Formosa

apresentam nesta fase da sua evolução e de saber como o complemento das nossas refeições, a flor de sal, chega até às nossas mesas.

As salinas, com os seus cristais, parecem autenticas pistas de gelo, onde as gaivotas fazem parte de uma assistencia cujos actores poderão estar a todo o tempo a chegar, os marnotos!

Ir para sul é sempre um gosto acrescido...


A Flor de Sal é o resultado do trabalho destes elementos da natureza que em conjunto proporcionam uma fina película de cristais que flutuam no leito rosados dos talhos e de onde são retirados diariamente (e até duas vezes por dia) com utensílios próprios.

No acto de recolha são depositados em caixas perfuradas para escorrer e secar na própria salina sendo seguidamente armazenados para acabar de escorrer.

Posteriormente, é colocado em embalagens para o consumo sem sofrer qualquer tipo de transformação para que o consumidor obtenha um produto 100% natural, com cheiro muito característico deste produto.

De preferência, deve-se utilizar no fabrico de manteigas, queijos ou em culinária de alto gourmet, adicionando pouco antes de confeccionar e um pouco mais depois dos alimentos confeccionados.

1 comentário:

mdsol disse...

Q. Anamar
O teu blog está um espanto. A sério. Gosto mesmo de aqui vir. Ando é pouco faladora :)))

Beijinho