sábado, 14 de novembro de 2009

Um filme premiado e arrebatador ,"The girl", Estoril Film

Por uma questão de gestão na escolha dos filmes premiados, optei pelo filme sueco THE GIRL, de Fredrik Edfeldt.
Filme profundo e belo ,que nos deixa a pensar na relação em que vivem adultos e crianças, e , da forma dura como uma criança se torna adulta.
No verão de 1981, uma menina de 10 anos é deixada com uma tia enquanto os pais e irmão vão para África para uma acção humanitária. Instável, a tia, para seguir um namorado, deixa a menina ," prometendo-lhe que regressa dentro de poucos dias"... A menina não diz a ninguém que está completamente abandonada. Com um sentido altamente apurado, ela vai descobrindo o mundo adulto, muitas vezes absurdo e irresponsável.

COMENTÁRIO DO REALIZADOR
(...)Pareceu-me muito natural tomar a perspectiva de uma criança e de certa forma objectivar os adultos. Penso que também para se ser um bom artista, a criança que está dentro de nós tem que estar muito viva e presente. (...) Dirigir crianças , é ao mesmo tempo, mais difícil e fácil.
Quando se consegue fazer tudo direito com os miúdos, é tão recompensador e quando eles são bons no ecrã são mesmo bons...."
Pois assim foi o desempenho brilhante desta pequena artista sueca que poderá ter 10 ou 11 anos...
Que venha breve para as nossas salas é o meu desejo!
Bom domingo!

3 comentários:

Manuela Freitas disse...

Olá,
Tenho lido em vários blogues esses bons filmes que têm passado no Festival do Estoril...e eu tão longe! Espero que venham até cá, é que por cá não está a passar nada de interesse e eu estou a precisar tanto de ver um bom filme!...
Beijinhos sortuda,
Manuela

Anónimo disse...

Aguçou-me a curiosidade!

Ana Paula Sena disse...

Olá, Anamar :)

Dos três filmes premiados (em competição), este era o que escolheria ver. Infelizmente, não foi possível concretizar a minha intenção :(
Espero que o filme venha mesmo para as nossas salas de cinema. Quero muito vê-lo. Obrigada pelo seu cativante testemunho.

Um beijinho