terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ontem foi assim... mas hoje "o dia deu em chuva"

Praia dos Salgados, Algarve
Trapo


O dia deu em chuvoso.
A manhã, contudo, esteve bastante azul.
O dia deu em chuvoso.
Desde manhã eu estava um pouco triste.
Antecipação? Tristeza? coisa nenhuma?
Não sei : já ao acordar estava triste.
O dia deu em chuvoso.
Bem sei: o sol oprime, por ser tão ordinário, um elegante.
Bem sei: ser susceptível às mudanças de luz não é elegante.
Mas quem disse ao sol ou aos outros que eu quero ser elegante?
Dêem-me o céu azul e o sol visível.
Névoa, chuvas, escuros – isso tenho eu em mim.
Hoje quero só sossego.
Até amaria o lar, desde que o não tivesse.
Chego a ter sono de ter vontade de ter sossego.
Não exageremos!
Tenho efectivamente sono, sem explicação.
O dia deu em chuvoso

Carinhos? Afectos? São memórias…
É preciso ser-se criança para os ter…
Minha madrugada perdida, meu céu azul verdadeiro!
O dia deu em chuvoso.

Boca bonita da filha do caseiro,
Polpa de fruta de um coração por comer…
Quando foi isso? Não sei…
No azul da manhã….

O dia deu em chuvoso.

De Fernando Pessoa, in Ficções do Interlúdio
!914-1935

2 comentários:

Mar Arável disse...

Que chova

azul

Bjs

Eliete disse...

Anamar saudades... Aqui estamos querendo chuva pois está muito seco. Mas tb sou como Pessoa não gosto muito de dias escuros, chuvosos. Adora céu azul e sol. beijos.