sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Momentos de ouro... bom fim de semana




Estou neste momento numa biblioteca pública que deu lugar à antiga e clássica Biblioteca Municipal, por onde fui criada e onde o amor pelos livros, revistas e música ficou visceralmente agarrado ao meu “eu”.
A minha mãe que hoje completa os seus jovens e saudáveis 83 anos foi funcionária, até à idade possível, desta Biblioteca.
As bibliotecas de hoje são cuidadosamente planeadas, pensadas em tornar a rotina dos estudantes agradável e ser o melhor lugar para a leitura.
Tenho algumas bibliotecas na minha vida, mas uma é de verdadeira paixão, só para os olhos… pois é monumento, O REAL GABINETE DE LEITURA DO RIO DE JANEIRO, (aqui) e (aqui) única biblioteca que recebe um exemplar de todos os livros editados em Portugal.
Sempre que atravesso o atlântico, tenho que o respirar, sentir e no fim almoçar ou lanchar na pastelaria COLOMBO, obra de arte de supremo requinte e bom gosto.
É uma partilha atrasada, mas sempre a tempo de fazer crescer água na boca…
Bom fim de semana e até um destes dias.
* O manuscrito é a 1ª carta que Gago Coutinho escreveu para Portugal a relatar a travessia do Atlântico,

11 comentários:

Beatriz disse...

Oi Anamar
Sou do Rio e AMO a confeitaria Colombo, com seus tantos séculos de história e seus doces maravilhosos! O Real gabinete Português de Leitura é um presente para nós brasileiros...e seus livros raríssimos mal se pode tocar!
Beijos e bom fim de semana!!!
Bia
www.biaviagemambiental.blogspot.com

Maria disse...

Que 'coisa' bonita...
Parabéns à tua mãe e bom fim-de-semana.

Abraço.

anamar disse...

Maria,
obrigada pelo carinho.

Abracinho
Ana

anamar disse...

Beatriz,
Sorte a vossa ter um rei que gostava de livros.
Bj

Ana Paula Sena disse...

Fiquei verdadeiramente matavilhada, Anamar! Não vou esquecer esta biblioteca, ainda que nunca tenha lá estado.

Muito obrigada! Bom fim-de-semana, com um beijinho :)

virita disse...

Bom dia figueirense...

Essa cidade à beira mar plantada ainda te vai inspirando ..e a todos que também têm essa costela!!!!

mfc disse...

Não conhecia... é absolutamente majestoso.

Anónimo disse...

Olá Ana Maria, então a tua mãe e eu, estivemos de parabéns no dia 11:) Beijinhos e um abraço de parabéns.
Tila - Suíça

anamar disse...

Ó Tila,
há quanto tempo...
Que bom saber-te e também aquariana de gema...
Dá notícias...
Beijoca de parabéns
Ana

vbm disse...

:))

É lindíssimo, o Real Gabinete de Leitura do Rio de Janeiro - se bem que discorde do acordo desortográfico :)-; e a velha Confeitaria Colombro é deveras um assombro - como soava a velha canção de Carnaval carioca.

Anónimo disse...

Obrigada, Ana. Beijinhos