quinta-feira, 14 de julho de 2011

"plano inclinado"...

"Mulher Sentada", de Renato de Lima, 2001
Que fragilidade os resultados das notas dos nossos alunos…. Uma autoestima nacional sem razões para brilhar.
E, em atalhe de foice, lembro com horror, que há perto de 12 anos , quando frequentei a Escola Superior de Educação em Lisboa para um Complemento de Formação, quando saíam as notas dos alunos da iniciação, as notas a Português e Matemática dos mesmos eram negativas.
Se eu achava, de experiência feita, que deveria haver um exame de admissão para se ser professor, não poderia ser uma profissão de recurso, aqui, tive a certeza disso e espero que este novo ministro consiga implementar esta ideia também sua.
Como os meus queridos amigos(as) profs… estão tão sedentos de férias, verdadeiros donos(as) de casa e profissionais desesperados. Os bons e os esforçados, claro.

3 comentários:

Justine disse...

É a cultura da mediocridade, em vez da excelência...pouco ou nada se exige, e os resultados estão à vista: um país de semi-analfabetos!
Tristeza...

mfc disse...

O problema persiste e como o mal já vem desde há anos, parece-me que deve ser mais um problema de método que de professores... estarei errado?!

anamar disse...

Sim, Manel, o mal vem de longe. A formação de professores era débil pedagogicamente antes do "vintezinco" (expressão de Mia Couto), mas nos últimos 30 anos foi catastrófica, quando o grau de exigencia deveria ter sido outro. Nos últimos vinte, para esquecer, pois a tal seleção não era feita, íam para professores como podiam ir para cabeleireiros.... com a devida vénia aos cabeleireiros cultos. Os conteúdos programáticos também sofreram rasias... de modo a não maçar a cabeça dos meninos e de alguns professores.
Nervosa fico com tudo isto... porque vivo aqui, mas "jubiladinha" como estou só quero que as coisas mudem , seja com quem for... Para já com NC , se o deixarem....
Abraço