quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A janela dos sonhos está cada vez mais sombria...

A lista do prémio nobel...

Deixem-me partilhar convosco uma lista de desejos que tornaria real o mundo de sonho que gostaria de ver emergir até 2050. Estes são os meus sonhos, mas espero que muitos deles coincidam com os vossos. Tenho a certeza de que gostaria de fazer meus muitos dos sonhos que constituem a vossa lista.


Esta é a minha:

O mundo deixará de ter pobres, pedintes, pessoas sem-abrigo ou crianças de rua. Todos os países terão o seu próprio museu da pobreza.
Nos quatro cantos do mundo serão abolidos os passaportes ou os vistos. Todas as pessoas serão verdadeiramente consideradas cidadãs globais e terão o mesmo estatuto.
As guerras terminarão, assim com todos os preparativos de guerra e os poderes militares que travam essas guerras. Deixarão de existir armas nucleares ou quaisquer outras armas de destruição maciça.

Um futuro melhor.
… … …
Tornar os sonhos realidade
Estamos tão absorvidos nos nossos afazeres diários e tão ocupados a gozar a vida que nos esquecemos de olhar pela janela das nossas existências para descobrir aonde nos encontramos nesta nossa jornada e reflectir para onde queremos ir. Assim que descobrirmos onde queremos estar no final, será muito mais fácil lá chegar.

Cada um de nós deverá elaborar uma lista de desejos qe nos permitam reflectir sobre o mundo que gostaríamos de ter quando formos velhos. Depois, deveríamos pendura-la numa das paredes de nossa casa para nos questionarmos sobre se estamos mais perto de chegar ao objectivo final.

Excerto de um texto de Muhammad Yunus, prémio nobel da Paz em 2006

3 comentários:

irene alves disse...

É um texto a merecer uma séria
reflexão. Da m/parte já não me
restam os 50 anos para esperar,
todavia vou reflectir sobre o texto.
Um bj.Irene

mfc disse...

E seria tão bom...!
Seria... minha amiga!

Justine disse...

Afinal, tudo se pode resumir em justiça social e respeito pelos outros...