domingo, 24 de junho de 2012

Conversas de S. João...

Fui ontem a uma loja de uma operadora de telemóveis.
Um jovem simpático e bonito agradeceu-me o ter entrado para um negócio a fazer pois assim
ficou liberto de um senhor de idade indefinida, que segundo ele,  o estava a massacrar com coisas que não eram do tempo dele… Que até ainda tinha nascido...
Perguntei qual era o assunto. Calcule que era sobre o 25 de Abril, respondeu-me o jovem. Ainda por cima já tinha aprendido algo na escola primária.
 Ataquei, dizendo que numa primária, o que se fala do assunto, nunca é o suficiente e um pouco abstrato para a idade.
Aconselhei-o que nunca era de mais ouvir os mais velhos falar de tal assunto, momento histórico importante na vida dos portugueses.
O vendedor era comunicativo. Idade, 20 anos. Disse que estava ali em part time e que cumpria o seu sonho de ter entrado no Conservatório, na área do Teatro, pois quer  ser professor da dita área. Os seus objetivos eram definidos e gostava de os cumprir junto dos pais. Enquanto pedagoga ou como mãe…. dei-lhe uns conselhos. É importante ler, ler muito e variado, que um professor de Teatro teria que ter uma vasta cultura…
Fomos finalizando o negócio, fiquei encostada ao balcão a acertar a hora e data do portátil e disse-lhe:
 - Olhe, hoje é véspera de S. João.
- O que é isso? – Questionou.
_Amanhã é dia de S. João.
- Nunca ouvi falar e eu até trabalho…
- Pois trabalha. Mas no Porto, Braga, Figueira da Foz e outras cidades não se trabalha. É feriado municipal como o S. António o é para nós.
-Ah! Não sabia…
- Pois então fique sabendo… Se tivesse sido aluno da professora Ana, de certeza que sabia tudo sobre os nossos santinhos populares. Ou então não. Pois S. João e S. Pedro já vos apanhava em período de férias.
Saí sorridente pelo simpático atendimento e vontade de falar deste belo jovem mas apreensiva com o candidato a professor de Teatro que poderá sair pela culatra a outros jovens.
Resta a esperança das aprendizagens académicas e de vida.
Um dia se subir ao Porto ficará logo a saber o que é o S. João, dia que se festejou  hoje.

3 comentários:

MT disse...

Anamar, aqui do outro lado do oceano vivenciamos coisas semelhantes ...
(a propósito, gosto muito de suas reticências.
Hoje em meu blog coloquei algumas fotos da fundação Iberê Camargo,de Porto Alegre, minha cidade, que foi projetada pelo grande arquiteto português, A.Siza. É um de nossos orgulhos e se quiser viitar a página ,ficarei muito feliz.

anaemariatereza.blogspot.com

Abraços
MT

anamar disse...

MT,
mais logo passarei pelo seu blogue sem reticências mas com toda a essência que a sua simpatia me inspira....
Porto Alegre ficou por visitar nesta fase... Um dia quem sabe? Mas pela sua mão vou conhecendo.
Abracinho
Ana

mfc disse...

Grassa por aí um certo desconhecimento que me choca!!

Beijinhos,