sexta-feira, 29 de junho de 2012

Fim de festa... Os santos nem sempre estão de feição

SÃO PEDRO


 Tu que Diabo?, és velho.
És o único dos trez qe traz velhice
Ás festas. Tuas barbas brancas
Têm comtudo um ar terno
A que o teu duro olhar não dá razãp.
Parece que com essas barbas brancas
Por um phenomeno de imitação
Pretendes ter um ar de Padre Eterno.

Carcereiro do ceu, isso é o que és.
Basta ver o tamanho d' essas chaves - 
As que Roma cruzou no seu brasão.
Segundo aquelle passo do Envangelho
Do " Tu és Pedro" etcetera (tu sabes)
Que é afinal uma fraude
Meu velho, uma interpolação.




Carcereiro do ceu, que chaves essas!
Nem dão vontade de ser bom na terra,
Se, segundo evangelicas promessas
Vamos parar, ao fim, a um ceu claustral.
Isso - fecharem-me  - não quero eu,
Nem com Deus e o que é seu
Que o estar fechado faz-me mal
Até na beatitude do teu ceu,
Entre os santos do paraíso,
(A liberdade - Deus dá a Deus -
Um Deus que não sei se é o teu),
O estar fechado, aqui ou alli, dizia eu
Faz-me terríveis cocegas no juizo.


...
...
OS SANTOS POPULARES, de Fernando Pessoa, escritos a 9 de Junho de 1935


Respeitei a ortografia usada na época.


Bonecos de Rosa Côta, barrista de Barcelos

3 comentários:

mfc disse...

Ontem foi dia de festa rija aqui na Póvoa ao festejar-se o S. Pedro...

Beijinhos,

O Puma disse...

Pessoa está vivo

os santos é que mudaram

virita disse...

O S.Pedro .....dos pescadores..traz-nos as melhores sardinhas....quer dizer os pescadores....não digam mal do S.Pedro!!!!