terça-feira, 8 de julho de 2014

Não adormeças...

Pintura Erótica de Fernando Botero
Não Adormeças

Não adormeças: o vento ainda assobia no meu quarto
e a luz é fraca e treme e eu tenho medo
das sombras que desfilam pelas paredes como fantasmas
da casa e de tudo aquilo com que sonhes.

Não adormeças já. Diz-me outra vez do rio que palpitava
no coração da aldeia onde nasceste, da roupa que vinha
a cheirar a sonho e a musgo e ao trevo que nunca foi
de quatro folhas; e das ervas mais húmidas e chãs
com que em casa se cozinhavam perfumes que ainda hoje
te mordem os gestos e as palavras.

O meu corpo gela à mingua dos teus dedos, o sol vai
demorar-se a regressar. Há tempo para uma história
que eu não saiba e eu juro que, se não adormeceres,
serei tão leve que não hei-de pesar-te nunca na memória,
como na minha pesará para sempre a pedra do teu rosto
se agora apenas me olhares de longe e adormeceres.

Maria do Rosário Pedreira

9 comentários:

Majo disse...

~
~ Botero deu-se ao trabalho de provar que a força da gravidade não é
problema, nem para um "pézinho" de ballet.

~ Gostei do poema, mas foi a primeira vez que ouvi falar desta autora.
A sua poesia é trespassada de grande nostalgia.

~ ~ É simpático saber que esteve no ensino básico e que escreve livros
infantis, no entanto, fico desconfiada pelo fato de ter trabalhado para a
Gradiva...

~ ~ ~ ~ Ótima publicação, Anamar.~ ~ ~ ~

António Abreu disse...

Lindo

anamar disse...

Majo, bom dia.

Pois deve haver aí um engano.
Com pena minha , nunca escrevi um livro. Tenho filho, plantei árvore, mas livro, nunca.

MRP, deve ser o maior poeta (poetisa ?) da nossa língua, nesta altura da vida. Vale a pena lê-la.

Abracinho :)

Majo disse...

~
~ Anamar, "publicação" referia-se ao seu "post"-- esqueceu-se do seu
blogue-- não é um livro, mas diz muito.

~ Gostei do currículo da escritora. Li alguns dos seus poemas, gostei
e coloquei-os na lista dos favoritos.

~ Não gosto da GRADIVA, onde MRP trabalhou, porque é facciosa e
só publica livros com assinatura cor de laranja.

~ ~ ~ ~ Abracinho. ~ ~ ~ ~

Justine disse...

Excelente escolha, Anamar! Gosto muito de MRP, e o Botero é sempre interessante...
Abracinhos

anamar disse...

Majo,

pelo que sei, o marido de MRP, é o editor da Gradiva.

Abracinho. :)

Majo disse...

~ Não encontrei nada na "net" sobre uma relação entre a Rosário
Pedreira(55) e Guilherme Valente(73).

~ A minha reserva provém de Janeiro último, em que o editor declarou,
publicamente, não estar interessado na obra de Saramago!

~ Condecorado por Mário Soares e Jorge Sampaio, esperava dele uma
atitude mais comedida.

~ ~ ~ ~ Abracinho. ~ ~ ~ ~

anamar disse...

Majo,
boa noite. :)

Sobre MRP e sua ligação ao seu editor. li há tempos numa entrevista dada , penso eu que no jornal "i".

Sobre guerras esditoriais e editores, estou um pouco afastada, como de todas as guerrinhas e paróquias desta vida.

Abracinho e santa noite.
Quarta será de rotina obrigatória e espero que haja um pouco de praia.

:) :)

jrd disse...

Um poema belíssimo de uma grande poetiza.
:)