sábado, 30 de junho de 2018

Efeméride, Joaquim Namorado

JOAQUIM NAMORADO 
professor, poeta e combatente contra a ditadura faria hoje 104 anos! É bom relembrá-lo através da sua poesia.

“Abafai meus gritos com mordaças,
maior será a minha ânsia de gritá-los!
Amarrai meus pulsos com grilhões,
maior será minha ânsia de quebrá-los!
Rasgai a minha carne!
Triturai os meus ossos!
O meu sangue será a minha bandeira
e meus ossos o cimento duma outra humanidade.
Que aqui ninguém se entrega
- isto é vencer ou morrer -
é na vida que se perde
que há mais ânsia de viver!”
Joaquim Namorado

João Russo, no FB,  lembrou a efeméride.
 Eu nunca esqueço o Amigo, o homem, o poeta e pintor. 
Figueira da Foz,  onde Joaquim passava o verão, a trabalhar , e a ensinar os " rapazolas "/homens, a ser gente. 
Entre o Café Nau e a sua casinha na Serra , fui feliz e fiz-me mulherzinha.

Sem comentários: